Quem somos


A RPPN LINDA SERRA DOS TOPÁZIOS

A Linda Serra dos Topázios é uma reserva ambiental dedicada à conservação do bioma cerrado. Localizada no município de Cristalina/GO, foi registrada junto ao ICMBio como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) em 1994. Seus 469 hectares abrigam grande diversidade de flora e fauna, contemplando diversas fitofisionomias do cerrado (como veredas, campos, cerrado rupestre, cerrado strictu sensu, cerradão e matas), bem como nascentes. A RPPN é margeada pelos córregos dos Topázios e da Pedra em Pé, com lindos poços e cachoeiras.

A área da RPPN Linda Serra dos Topázios foi adquirida pelo jornalista Jaime Sautchuk em 1993 e transformada em RPPN no ano seguinte. Atualmente, a Linda Serra dos Topázios é cuidada e administrada por seus três filhos: Maria Rosa, João e Carlos.

A Linda Serra dos Topázios atua em parceria com instituições e empresas em projetos de pesquisa científica e de educação ambiental.

A visitação turística é uma maneira de você contribuir com as ações da RPPN Linda Serra dos Topázios.

 

PRINCÍPIOS

·        Compromisso com a perpetuidade. A RPPN Linda Serra dos Topázios tem compromisso de perpetuar a sua finalidade de conservação do meio ambiente, como um compromisso com as gerações futuras.

·        Respeito à diversidade cultural dos povos do cerrado e amplo diálogo com setores sociais para a conservação ambiental.

·        Conservação do cerrado alicerçada em conhecimentos tradicionais e pesquisas científicas.

·        Consciência ecológica como valor para a construção de uma sociedade mais justa e harmônica

OBJETIVOS

1.      Preservar o bioma cerrado. O cerrado é um sistema biogeofísico fundamental para o equilíbrio ecológico no território brasileiro. No entanto, vem sendo severamente agredido por um modelo de ação econômica devastador e insustentável. É urgente construir alternativas para conter esse processo e assegurar as bases para sua reversão.

2.      Construir alternativas e modelos para a conservação do meio ambiente. A RPPN Linda Serra dos Topázios deve ser um modelo dinâmico, conjugando conservação do meio ambiente e uso sustentável de recursos naturais , captando e irradiando alternativas criativas que contribuam para a conservação do cerrado em sua microrregião de entorno.

3.      Valorizar as águas. Contribuir para a política de preservação de mananciais e bacias hidrográficas de Cristalina; defender a gestão participativa e o uso disciplinado dos recursos hídricos.

4.      Elevar a consciência ambiental. Integrar-se cada vez mais à comunidade e promover a consciência ambiental e conservacionista. Mais que difundir ideias e conceitos, pretendemos vincular valores ecológicos à vivência diária de cada um. Nesse sentido, é necessário incentivar o espírito crítico frente a práticas cotidianas e processos sócio-econômicos que desconsiderem o respeito ao equilíbrio da natureza.

5.      Promover a educação Ambiental. A educação ambiental, como fator de mudança de valores e de aperfeiçoamento do indivíduo e da sociedade, será alvo constante das ações da Linda Serra dos Topázios.

6.      Incentivar, Acolher e Estimular a Pesquisa Científica e Tecnológica. A pesquisa terá sempre por meta a ampliação de saberes e conhecimentos e sua relevância para a construção de condições de vida dignas e mais harmônicas. As pesquisas realizadas em parceria com a Linda Serra dos Topázios devem prezar pelo acesso aberto ou formas democráticas de divulgação de seus resultados.

7.      Valorizar a diversidade cultural do cerrado.

8.      Ser elemento de mobilização social. Não é possível desempenhar função ambientalista sem mobilização social. A conscientização dos diversos setores da sociedade se faz principalmente por meio da participação, do debate e da ação integrada.

9.      Estimular e manter espaços para o debate democrático sobre meio ambiente e sustentabilidade. A Linda Serra dos Topázios preza pelo debate livre e democrático de ideias, pautando-se pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e pela Constituição Federal.

10.   Contribuir para a difusão do turismo de natureza como vetor de consciência ambiental.